O poço artesiano tem algumas semelhanças com o ser humano. Ele também emite sinais de que a saúde não vai bem. Assim como nós nos preocupamos quando começamos a apresentar um mesmo sintoma, algo semelhante ocorre com seu poço artesiano.
Antes de secar completamente, ele emite sinais por meio da água e é preciso ficar atento. Afinal, trata-se de um investimento com prazo de validade indeterminado. Vale à pena tomar alguma medida e recuperá-lo.
Sinais de alerta
Água turva, com odor, com partículas, coloração mais escura e fluidez espessa são alguns sinais de alerta que o poço artesiano emite para avisar que algo vai mal. Isso pode ocorrer por causa de vários fatores:
- Revestimento: se o revestimento do poço estiver danificado, isso vai permitir a passagem de materiais sólidos para a água, comprometendo a qualidade dela;
- Manutenção: a falta de manutenção preventiva pode comprometer o funcionamento do equipamento do poço e prejudicar a vazão;
- Queda de vazão:os filtros de água podem ficar obstruídos por bactérias, partículas de areia, cálcio e ferro e impedir a passagem de água.
Como e quando reparar os problemas
Para cada situação, há uma operação especial de recuperação do poço artesiano. Algumas podem reverter o quadro parcialmente, outras totalmente. É sempre viável solicitar uma análise ao notar as primeiras alterações na vazão de água, na qualidade do líquido ou no equipamento.
De uma forma geral, a recuperação de poços abandonados ou danificados passa pelas seguintes fases:
- Identificação do problema por meio de avaliações hidrogeológicas, testes seletivos de vazão e filmagens internas;
- Aplicação da metodologia adequada: desobstrução, revestimentos adicionais, tratamentos químicos severos, resgate de peças aprisionadas ou caídas, aprofundamento, recuperação de diâmetros úteis, alteração do regime de funcionamento;
- Gerenciamento integrado dos poços da área, ajustando as vazões para a capacidade produtiva das reservas locais.
Ao notar qualquer problema ou ficar em dúvida sobre o funcionamento adequado do seu poço artesiano, entre em contato com a Construpoços clicando aqui.