Nossa casa, nosso carro, nosso corpo, tudo ao nosso redor precisa ser checado periodicamente para evitar sustos e perdas repentinas. E com os poços artesianos não é diferente. De tempos em tempos, é preciso realizar a manutenção preventiva para garantir a qualidade da água, da bomba e da própria estrutura do poço.

Por isso, a Construpoços Artesianos oferece para os clientes o serviço de manutenção preventiva. Os especialistas da Construpoços aconselham os clientes a realizar a dois tipos de manutenção, com objetivos diferentes: a cada dois meses e cada um ano.

O que é feito durante a manutenção?

A manutenção preventiva a cada dois meses é destinada à checar o nível da água, as condições da vazão, o isolamento da boca do poço e o funcionamento da bomba (voltagem, corrente elétrica, etc). Também é possível checar a qualidade da água produzida, avaliando odor, presença de partículas sólidas, cor e excesso de turbidez.

Depois, a cada um ano, é hora de fazer outro tipo de manutenção, mais completa e detalhada. Após períodos mais longos, é necessário verificar as condições dos equipamento submersos e a estrutura geral do poço. Somente por meio da manutenção, é possível garantir a integridade do poço e a qualidade dos equipamentos e da água produzida.

Quais as vantagens da manutenção?

A manutenção preventiva oferece uma série de vantagens para o proprietário do poço artesiano:

  • tem baixo custo;
  • garante a qualidade da água produzida;
  • promove economia de energia ao manter a bomba sempre em perfeito funcionamento;
  • assegura a vida útil do poço;
  • evita a perda do investimento por falta de cuidados;
  • sinaliza se é hora de realizar uma limpeza completa no poço.

Limpeza de poços artesianos

Por mais que a gente se cuide, em algum momento da vida, provavelmente precisaremos de medicamento ou de tratamento de saúde. Com o poço artesiano, é mais ou menos da mesma forma. O poço tem previsão de durar muitos anos (expectativa de vida elevada, para manter o exemplo), mas por meio da manutenção preventiva, é possível detectar em que momento será necessário fazer uma limpeza mais profunda.

A limpeza serve para devolver as características originais dos poços artesianos quando nota-se o acúmulo de materiais sólidos no fundo deles. Esse acúmulo de material no fundo pode alterar a cor e as características químicas e biológicas da água. Daí a importância de realizar a manutenção preventiva e bacteriológica da água constantemente. 

Profissionais capacitados realizam algo semelhante à desmontagem do poço para limpeza e remoção de material acumulado. Além disso, durante a limpeza é realizado o exame e a verificação do estado de conservação da tubulação e outros itens. Depois, o cliente ainda recebe um relatório completo dos procedimentos realizados.

Saiba mais sobre os sinais de que o poço artesiano está morrendo AQUI .